PADRE PROÍBE FOTOGRAFIAS E FILMAGENS EM PRIMEIRA COMUNHÃO E CAUSA POLEMICA.
Moradores se revoltaram com uma decisão do padre José Maria da paroquia de São Francisco na igreja da sagrada família em Itapipoca, estado do Ceará. Uma polêmica está colocando em lados opostos a fé e a inclusão das mídias locais. E os bons princípios, em Itapipoca-CE. A decisão do padre local de não permitir filmagem ou fotografias na eucaristia para os adolescentes no último domingo dia 25 de Outubro de 2015, revoltou os moradores, e tem causado controvérsia.
O Radialista Manoel Barbosa estava acompanhando os seus dois filhos juntamente com outros pais, na igreja que iriam receber a primeira comunhão com outras 40 crianças. Nos bancos de madeira da Paróquia de São Francisco, havia muitos convidados da família esperavam pelo momento sonhado por aqueles jovens. Minutos antes da cerimônia começar. O padre José Maria pediu que fosse retirado da igreja todo e qualquer objeto que pudesse registrar aquele momento, único e tão esperado por todos os adolescentes e familiares, não sendo permitindo que fosse registrado a celebração. O Religioso foi claro e chegou até a ser arrogante em sua solicitação. Na verdade, não foi uma solicitação e sim uma intimação. A ordem foi dada para todos os pais e familiares que sonhavam em registrar um momento, único na vida daqueles jovens que tiveram suas infâncias inclinadas pela fé de seus familiares a praticar, a fé tendo como base a igreja católica assim como os seus familiares.
A festa programada foi realizada, mas em clima de tristeza. Moradores de Bons Princípio estão se mobilizando nas redes sociais, contrários a atitude do padre.
Para a família, houve um incomodo por parte do religioso, quanto a ser fotografado e filmado durante a celebração. O religioso repetiu mais de uma vez que a cerimonia não poderia ser documentada por nenhum tipo de mídia seja ela profissional ou caseira.
A primeira eucaristia é o momento em que os católicos lembram o sacrifício de Jesus Cristo, que tem seu corpo pela hóstia. Segundo a igreja católica, é preciso que o fiel tenha entendimento do significado do rito.
O que aconteceu foi um pedido para que a comunhão acontecesse sem que os adolescentes pudessem sequer guardar uma recordação da àquele dia tão esperado por todos.
Eucaristia significa reconhecimento, ação de graças, em grego, é uma celebração da Igreja Católica, para lembrar da morte e ressurreição de Jesus Cristo, é também chamada de comunhão.
Para receber a eucaristia, é necessário fazer a catequese, que são encontros onde as pessoas aprendem sobre Deus, a Bíblia, uma reflexão sobre o catolicismo. Após a catequese, aí sim o indivíduo está preparado para fazer a primeira comunhão, que geralmente é feita após 7 anos de idade, o que não impede que outras pessoas se convertam ao catolicismo, e façam depois. A eucaristia é um dos sete sacramentos, que é quando as pessoas recebem a hóstia, o símbolo do corpo de Cristo em cada um que faz a comunhão.
A eucaristia é o próprio sacrifício do corpo e do sangue de Jesus, é o banquete de Deus, onde ele reparte o pão e o vinho, representado pela hóstia, e relembrando o momento que Jesus o fez, com seus apostos, e cada indivíduo tem o direito de fazer a comunhão. Antes da comunhão, as pessoas têm que estar livres dos seus pecados, fazendo a confissão para um padre.
O significado da eucaristia é receber a hóstia como o corpo de Cristo que ele ofereceu na cruz, e o vinho é seu sangue derramado para remissão da humanidade. No catolicismo, a transubstanciação ocorre durante a eucaristia, ou seja, existe uma mudança de substância, e o pão se transforma no corpo de Cristo e o vinho no sangue de Cristo. Fica aqui a minha indignação com à atitude do Padre José Maria. A finalidade deste desabafo é apenas para lembrar ao religioso que estamos em pleno século 21 e que no comando da Igreja católica temos um Papa, que faz uso das mídias e redes sociais para chegar mais perto dos fiéis. Fica aqui uma pergunta, o que será que os jovens que passaram por esse constrangimento aprenderam com esse religioso? No último domingo, sendo que todo ensinamento e preparação para sua primeira comunhão foi respingada por uma atitude totalmente errada da parte daquele que deveria conquistar a admiração dos fiéis.
Alberto Braga – Um Jeito Único De Acontecer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário